Hoje assisti "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", um filme já um pouco antigo e que eu conhecia a premissa, mas não tinha assistido ainda. Foi indicado como um filme para refletir sobre o amor e no primeiro momento, eu achei que era sobre o sentimento. Mas, depois de assistir, minha impressão é que o filme fala sobre o amor num sentido mais amplo, mais contruído. Por amo, aqui, quero dizer o amor "romântico" das relações afetivo-sexuais. Me fez pensar muito sobre duas etapas da relação: o encanto e disposição iniciais, geralmente alimentados pelo frescor de uma flor brilhante, colorida, perfumada. E, na sequência, o trabalho e empenho (ou a falta destes), quando a flor cai e começa a crescer um fruto, que precisa de proteção, nutrição, atenção, para que possa literalmente amadurecer e dar continuidade à árvore de onde nasceu. E essa é, certamente, a parte mais difícil, pois requer muito esforço e disposição. Muita reflexão, atenção, ouvido, responsabilidade, comprometimento, desapegos. E entender que as pessoas são dinâmicas e mutáveis. Tudo isso também passa pela maturidade de, às vezes, perceber, compreender e aceitar o fim de um ciclo. Uma relação que deu certo muito tempo não passa a "dar errado" de repente. Rumos vão se alterando aos poucos e, quando não é mais possível conciliar, deixar ir e/ou escolher ir pode ser a melhor opção. E aí, me fez pensar também numa terceira etapa: o depois do fim. Um fruto que não amadurece por inteiro não é capaz de gerar novas árvores. Um fruto adoecido também não. E se cair num solo inadequado, mesma coisa. Os frutos como relação e o solo como pessoas, quando são destruídos e desgastados, ficam limitados pra produzir novas coisas boas. Podem até gerar danos muito além dos diretamente envolvidos, afetando famílias, amigos, filhos, futuras relações. Pode provocar uma cadeia de sofrimento a perder de vista e, aqui, penso que o respeito é essencial. Respeito aos valores, sentimentos, corpo, história, escolhas. De si e do outro. Muito bonito, muito simples de escrever e, pra alguns, fácil de entender e concordar. Mas, a velha e eterna história: somos humanos, falhos. Errar é intrínseco à nossa natureza. A gente não consegue fugir disso, infelizmente. Mas o que também ficou do filme é rever, reavaliar, aprender e crescer, pra pelo menos tentar cometer novos erros.


"Nem se eu quisesse, eu poderia te esquecer. O que são memórias da mente, se o corpo pede teu toque? Se meu nariz sente teu cheiro e minha alma sente tua presença? Ainda que eu morresse agora, você estaria impressa no meu cerne, no mais íntimo do meu ser. Cada onda do que me compõe guardaria um pedacinho de você dentro de mim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário